Dúvida Questão!

Suelley Sandes Silva

Suelley Sandes Silva Publicado 19/10/2018 


CEFET - BAHIA - Residência Multiprofissional em Saúde – Saúde da Família –Enfermagem – 2015) Uma parcela da população brasileira acredita não ser usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), pelo simples fato de não associar ao SUS os benefícios das campanhas de vacinação, das ações de prevenção e de vigilância sanitária e dos eventuais atendimentos de alta complexidade, tais como os transplantes de órgãos. Com base nos dispositivos da Lei Federal nº. 8080/1990 que regula as ações e serviços de saúde, em todo o território nacional, é correto afirmar que

 I. Os serviços públicos que integram o SUS constituem campo de prática para ensino e pesquisa, mediante normas específicas, elaboradas pelo sistema educacional.

 II. O sistema de saúde no Brasil poderá receber doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, no entanto, se faz necessária e obrigatória a autorização pelo Ministério da Saúde. 

III. As ações de saneamento que venham a ser executadas supletivamente pelo SUS, serão financiadas por recursos tarifários específicos e outros da União, Estados, Distrito Federal, Municípios e, em particular, do Sistema Financeiro da Habitação.

 IV. Para estabelecer os valores a serem transferidos para Estados e Municípios sujeitos a notório processo de migração, os critérios demográficos serão ponderados por outros indicadores de crescimento populacional, em especial, o número de eleitores registrados. 

V. os serviços de saúde dos hospitais universitários e de ensino integram-se ao SUS, mediante consórcio, preservada a sua autonomia administrativa, em relação ao patrimônio, aos recursos humanos e financeiros, ensino, pesquisa e extensão nos limites conferidos pelas instituições a que estejam vinculados.

 A alternativa em que todas as assertivas indicadas estão corretas é: 

A) I e V apenas. 

B) III e IV apenas.

C) I, II e V apenas. 

D) I, III e IV apenas. 

E) II, III e IV apenas.

 GOSTARIA DE SABER PORQUE O ITEM I É FALSO E O ITEM II É VERDADEIRO.

Obrigada desde já!


 

Voltar ao topo