Artigos Gerais


Legislação do SUS: Os 05 conteúdos mais cobrados nas provas de Residências


Quero compartilhar com você um segredo!

Fizemos uma pesquisa recente e descobrimos alguns dados interessantíssimos.

Mas preciso te avisar, se não quer ser aprovado em uma Residência em Saúde 2019, não leia até o final.

Porque se você continuar comigo até lá, é bem provável que você seja aprovado.

Fizemos uma análise dos conteúdos sobre a Legislação do SUS, mais cobrados em provas de Residências nos últimos 03 anos e o resultado vamos mostrar para vocês agora.

1. Legislação do SUS: Lei 8.080/90

Em primeiro lugar encontramos a nossa Lei Orgânica da Saúde (LOS 8.080/90), com uma prevalência de 40% no conjunto de provas analisadas.

A Lei Orgânica da Saúde 8.080/90 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

O seu artigo mais cobrado é o 7º que fala sobre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma dica excelente para as provas de 2019 é o seu mais novo principio listado nesse artigo em seu inciso XVI.

2. Legislação do SUS: Lei 8.142/90

Por coincidência, ou não, nosso segundo tema com maior prevalência em provas de Residências, apresentando um percentual de 28% em relação ao total das questões analisadas é a segunda Lei Orgânica da Saúde – Lei 8.142/90 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.

Seu artigo mais cobrado é o 1º e a dica matadora para o tema é focar nos conceitos dos Conselhos e das Conferências de Saúde, também conhecidos como as instâncias de Participação da Comunidade e/ou instancias de Controle Social.

3. Legislação do SUS: Decreto 7.508/11

Talvez por ser uma Legislação mais recente, nosso Decreto 7.508/11, aparece em nossa lista como o 3º assunto mais prevalente nas provas de Residências, correspondendo a 19% do total de questões analisadas.

O Decreto 7.508/11 regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências.

O seu artigo mais cobrado em provas é o segundo que traz conceitos diversos como regiões de saúde, portas de entrada, mapa de saúde, regiões de saúde, entre outros.

A dica matadora é memorizar os conceitos e conhecer a diferença entre os requisitos mínimos para implantação de uma rede de saúde e os serviços que constituem portas de entrada do sistema.

4. Legislação do SUS: Constituição Federal de 1988 (196 ao 200)

A nossa Carta Magna, aparece em 4º lugar entre os assuntos mais cobrados em provas de Residências, apresentando um percentual de 9% em relação ao total de questões analisadas.

A Constituição Federal de 1988 é a primeira que traz em seus dispositivos legais uma seção dedicada à saúde.

O artigo mais cobrado é o 198 que estabelece as diretrizes do SUS.

A dica matadora para acertar questões sobre os artigos constitucionais é memorizar as diretrizes do SUS.

5. Legislação do SUS: Resolução 453/12

Nossa complementação do Controle Social no SUS, aparece como a 5º e última colocada em nosso ranking de prevalência, aparecendo apenas com 4% em relação ao total de questões analisadas.

A Resolução 453/12, aprova as diretrizes para instituição, reformulação, reestruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde.

A dica matadora sobre a Resolução é ficar atento às competências dos Conselhos.



Ficamos por aqui com nossa análise e em breve teremos novidades.

Atenciosamente,

Equipe Residências Saúde




Voltar ao topo